sábado, 26 de setembro de 2015

O MOMENTO É AGORA!



O caminho para termos respeito do poder público é mostrar força política e cada vez mais vejo o POVO DE ASÉ, conduzindo mal o debate da sua participação no processo eleitoral ou votando sem fazer exigência de comprometimento com as questões da religiosidade.

No ano que vem são as eleições para prefeitos e vereadores, e precisamos formar grupos e propor aos pré candidatos ou candidatos à reeleição, um debate amplo e compromisso de respeito as nossas liturgias, ações e eventos, assim como fazer cumprir as leis e propor a criação de novas.

Aos que são da religião, precisam escolher partidos onde tenham espaço para defender nossos direitos e assim poderem assumir a representação de fato.

Precisamos mostrar quantos somos e que podemos decidir a eleição em nossa cidade e assim iremos começar a mostrar força e provar a eles que irão ter de mudar seus comportamentos para terem nosso apoio.

Tudo começa agora!

Paulo Mendonça d'Sangô

“É PRECISO PARTICIPAR!”

A divulgação dos inúmeros envolvida em atos de corrupção nos diversos níveis de governo e de vários partidos políticos, não deve servir para a população desistir de sua participação nos debates de ideias e da votação das eleições de 2016 que são vitais para as mudanças de fato acontecerem, pois será a escolha do prefeito e vereadores de cada cidade, onde interfere direto na melhoria da qualidade de vida onde cada um de nós vive.


Em nossa cidade e em especial na região onde vivemos, precisamos observar quem tem compromisso com o desenvolvimento local e o avanço das conquistas que tivemos na educação, saúde, transporte e infraestrutura e não cairmos em contos da carochinha e acabar votando apenas por simpatia, beleza ou rótulos, que são facilmente criados por profissionais de marketing (e essa área eu conheço bem).

Começou uma onde pelas redes sociais de que o eleitor não deve reeleger seu vereador e eu defendo de outra forma: - Você sabe o qual a função de um vereador? - Você sabe em quem votou para vereador? - Você  acompanha a atuação dos vereadores? - A escolha é livre, mas é preciso pensar e valorizar seu voto e defender quem está trabalhando por nossa região. É claro que existem novos candidatos sérios e com boa intenção. Mas será que tem realmente chance de se elegerem? Será que se eleitos terão condição de lutar por melhorias para a região ou seriam vencidos pela forte máquina do poder e se tornariam reféns.

Vamos acompanhar o noticiário e cobrar para os corruptos devolverem o dinheiro desviado e pagarem pelos seus crimes, mas não vamos permitir que isto tire a nossa vontade de melhorar a nossa região e para isto acontecer, precisamos de assumir nossa parte de comprometimento.

Paulo Mendonça
Jornal REAL Notícias - diretor geral

Editorial publicado na edição 241 - setembro de 2015 do Jornal REAL Notícias

“De olho nas eleições”



Faltando um ano para as eleições municipais, onde a população irá escolher prefeito e vereadores de seus municípios, os grupos políticos já fazem um grande jogo de articulações, buscando garantir palanques e apoios para as eleições de 2018, onde serão escolhidos deputados estaduais, federais, senador e presidente.

Você que não participa do debate político, deve estar se perguntando: O que isto me interessa? -  Caro amigo e leitor, em tudo que vivemos tem a interferência politica, em todas as nossas necessidades de nossa rua, bairro, cidade, estado e pais, passam pela vontade política dos gestores públicos e nossa escolha a partir do vereador de nossa região, já irá interferir neste processo, pois será ele que irá levar as nossas demandas e cobrar a solução dos problemas que vivemos no dia à dia, então não adianta você querer fugir deste tema, pois sem voz no legislativo carioca, os nossos problemas só irão aumentar.

Quem tem o poder político ou financeiro, entra neste jogo de forma pesada e só se expõem na reta final, quando vem contratando cabos eleitorais e carimbam nossos votos e quem está aqui no dia á dia atendendo e buscando encaminhar as soluções e lutando contra um sistema de poder, corre o risco de ficar de fora do processo, pela falta de recurso financeiro para jogar na campanha.

Chamo a sua atenção e sugiro que aproveite este um ano e observe um pouco deste jogo do poder, onde quem faz parte, tem o direito de anunciar melhorais encaminhadas por ele, mas quem luta em nome dos mais necessitados ficam fora deste benefício e tem de lutar por cada demanda a ele apresentada.

Não se deixa manipular por este jogo sujo de manutenção do poder pelos poderosos e faça a sua escolha analisando quem realmente luta para que a nossa região tenha algum avanço na qualidade de vida.

Vamos em frente!

Paulo Mendonça
Jornal REAL Notícias - diretor geral

Editorial publicado na edição 240 - agosto de 2015

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Presente à Yemanjá em Sepetiba em 2015

21º Presente à Yemanjá em Sepetiba será dia 8 de Fevereiro



O evento que foi idealizado pelo saudoso Paulo D’Oxossi de Sepetiba, iniciou com um pequeno grupo de religiosos de matrizes africanas de Sepetiba, se reuniam e entregavam às oferendas a rainha do mar, ao longo do tempo casas, representantes e lideranças de diversos pontos da cidade e do estado passaram a participar e hoje o evento já tradicional, sendo o maior evento do segmento na Zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro e foi incluído no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro, Lei 5391/2012, de autoria do vereador Elton Babú.

A Coordenação do Presente à Yemanjá em Sepetiba é composta por: Coordenador Geral; Paulo Mendonça D' Xangô, Coordenação Executiva: Ana Deolindo, Edna Lima, Flávia D' Oxum, Henrique Omofaiya, José Carlos D' Oxossi, Lilia Careca D' Oxum, Maria Preta D' Xangô e Rodrigo D' Avimaje. Coordenação Futuro do Axé: Angela Mendonça (Grupo de adolescentes e jovens da religião). Sendo o patrono Jorge babú.

A coordenação do evento convida todos os adeptos, participantes e amigos das religiões de matrizes africanas (Umbanda ou Candomblé) para participarem e juntos louvarem a rainha do Mar Yemanjá, no dia 8 de Fevereiro, segundo domingo do mês, com a seguinte programação: 
9h Café da manhã com show de danças do Espaço de dança, arte e cultura, sob a direção de Cyntia Valquíria; 
OBS.: Quem desejar poderá trazer algo para compartilhar na mesa do café.
10h Roda de Exú (os dois atos acontecem no Clube Recôncavo de Sepetiba, na Rua São Tarcísio nº 437 em Sepetiba); 
11h 30m Caminhada em louvor aos Orixás pelas Ruas São Tarcísio e Dr. Raul Boaventura e Praia do Recôncavo, sendo à saída do Clube Recôncavo de Sepetiba (Rua São Tarcísio, nº 437) e chegada à tenda montada na quadra de esportes no calçadão da Praia do Recôncavo; 
12h Louvação à Yemanjá na tenda de Paulo D' Oxossi de Sepetiba (em memória);
13h Entrega de Balaios e barcos na Baía de Sepetiba. Obs.: A participação em todos os atos é grátis, inclusive aos que comercializam produtos. 

A Coordenação evento 21º Presente à Yemanjá em Sepetiba pede que aos participantes somente coloquem como oferendas materiais naturais no mar por conta de poluição.

Todas as atividades no evento são GRÁTIS, inclusive a exposição e comercialização de produtos, nos locais dos atos.

Mais informações nos telefones: (21) 33174864 - 964962033 (NEXTEL) ID 125*62144 com Paulo Mendonça D' Xangô e na página do evento no Facebook: 
https://www.facebook.com/presenteayemanjaemsepetiba

Com quem contar?

Este é um dilema que todos passam em uma hora ou outra da vida pessoal, comercial ou pública e nem sempre se consegue ter na outra pessoa a mesma dedicação que você teve com ela em outra ocasião.


Infelizmente, é comum que ao precisar de alguém, esta pessoa venha com um monte de desculpas e assim justifica a impossibilidade de lhe auxiliar e aí a decepção mais uma vez bate a sua porta. Aí você triste, até diz que jamais irá ajudar a quem te procurar, mas na verdade, você sabe que esta mentindo e por sua formação e jeito de viver irá estender a mão a quem lhe pedir ajuda.

Procure não ficar remoendo a falta de apoio de alguns e sim valorize os que lhe ajudam e torcem pelo seu sucesso.

Faça a sua parte, continue lutando e buscando parceiros, fortalecendo laços de amizade e assim irá sempre encontrar alguém para poder contar na hora que precisar de um conselho, um apoio e incentivo.

Seguir em seus sonhos, objetivos e planos, sem criar expectativas no outro e sim em sua capacidade de realizar.

Tenha certeza que o universo e as divindades jamais irão lhe faltarem.

Vá em frente!

OXOSSI E CABOCLOS FORAM CELEBRADOS EM SEPETIBA NO DIA DE SÃO SEBASTIÃO

Tive o prazer de ser convidado a estar em mais este evento pioneiro evento de minha religiosidade e região.









 1ª FESTA DE SÃO SEBASTIÃO E OXOSSI EM SEPETIBA







No dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, Patrono da Cidade do Rio de Janeiro e no sincretismo na Umbanda, Dia de Oxossi e Caboclos, o Afoxé  "OMO ALÁ OKAN", idealizador  e presidente o  Marco  Oliveira (conhecido como Marcão Zona Oeste) e suas diretoras: Eliane d’Oxossi, Maria d’Yemonjá, Monica d’Osun e Marcia d’Yemanjá, promoveram uma bela atividade na Praça SÃO JORGE - Cavaleiro de Deus, no calçadão da Praia do Recôncavo, onde teve oração para o santo e roda de louvação a divindade Oxossi e aos Caboclos, inclusive com a manifestação de várias entidades de Umbanda e que distribuiram suas boas energias com os presentes no evento, diante da oferenda preparada com frutas e comidas típicas, que foram servidas aos convidados.

Emoconado Marcão declarou: “Faço o que posso para movimentar Sepetiba e se consigo fazer algo e graças a ajuda dessas mulheres que fazem parte da diretoria do Afoxé e de alguns amigos e parceiros, entre eles destaco minha irmã e amiga Regina d’Oxossi, meu amigo Paulo Mendonça d’Xangô, meu companheiro de todas as horas Sérgio, ao Jornal Real Notícias e alguns poucos comerciantes. Gostaria de fazer muito mais, pois é lindo ver esta praça cheia e o todo mundo respeitando e vibrando. Fico feliz e satisfeito pois mais uma vez conseguimos dar o primeiro passo de uma ação que iremos fazer todos os anos, assim como temos feito o Dia de São Jorge,”, declarou.

Fonte: Real Noticias - http://realnoticias.blogspot.com.br/2015/01/1-festa-de-sao-sebastiao-e-oxossi-em.html