quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O que atrapalha a FÉ é a religião

Desde muito jovem comecei a estudar a história da humanidade e religião em sua plenitude, sem dogmas. A esta altura da minha vida posso afirmar sem medo de errar que são as religiões que impedem realmente a s pessoas de se entenderem, evoluírem e realmente estarem religadas ao criador.
Não estou aqui para atacar ou sugeri que as pessoas abandonem sua fé, mas apenas pretendo provocar a reflexão e o debate.
Em pleno século XXI, líderes religiosos insistem em se manterem presos a regras e traduções de séculos. - Será que só nós humanos evoluímos? - A espiritualidade ficou parada no tempo?
Uma pretensão idiota do ser humano é achar que só a terra evolui. Todo o universo esta em plena evolução todo o tempo. É preciso colocar em prática as mudanças e não ficarmos presos a dogmas e amuletos que só servem para nos manter num equivoco de evolução.
Vejamos:
- As religiões de matrizes africanas (Candomblé e Umbanda), insistem em estragar comida em seus rituais, enquanto muitas vezes até quem leva o material para oferenda esta deixando a família sem o que comer. Poderia passar a apresentar a oferenda a divindade e depois servir em banquete ritualístico aos presentes. Você comeria uma comida estragada? Qual a energia que tem em algo podre? O ambiente merece ser contaminado?
- A igreja católica insiste no celibato e em promover a morte e a ressurreição de Cristo para justificar a sua criação e sustentação. Já que ao seu surgimento era a única e chamou para ela o apóstolo Pedro como o primeiro Papa, já que Jesus em uma das passagens narradas disse: “Sobre tu Pedro, que és pedra, edificarei a minha igreja”.
- O protestantismo já foi tão protestado, que até já mudou de definição e a maioria dos ditos líderes nem reconhecem o movimento original. Afirmam que a Bíblia é sagrada, mas na prática, negam o poder do criador, quando não reconhecem a importância das demais religiões.
- Os espíritas doutrinários insistem em fazer um mundo de faz de conta e sugerem a seus seguidores ignorarem a realidade do dia a dia, quando falam em perdão, evolução e não ensinam a fé realizante.
O que vejo na maioria das vezes, são pessoas com mais habilidades usando as mesmas para enganar, se promoverem e fazerem da religiosidade um balcão de negócios.
Tudo dizem e fazem para manterem os fieis presos a necessidade de assistência, e fazem dos símbolos (crucifixo, bíblia, fios de contas, imagens, quartinhas e tantos outros), verdadeiros amuletos e em alguns casos os tornam muletas para o emocional. Quem era preso a um se salvou e ficou preso a outro.
Quem escreveu a bíblia? Foram homens e mulheres, cumprindo o papel de relatores dos acontecimentos e neles com certeza colocaram as suas impressões e opiniões. A parte divina existe e é verdadeira em todos os livros ditados pela espiritualidade ao longo da história da humanidade. Cada um com a linguagem apropriada a cada situação e população.
Se cada um dedica-se alguns minutos de FÉ ao criador, não precisaria sequer de um templo material, pois em várias escrituras religiosas, afirmam que é o homem o templo do criador.
Somos capazes de auto-cura, de evoluir, de desejar o bem e fazê-lo, basta usarmos a fé realizante, que é capaz de promover a evolução, pois uni o desejo a realização.
A humanidade só evoluiu, quando foi capaz de re-escrever a sua história e renovar seus conceitos.
Vamos refletir e avançar!

2 comentários:

  1. Sensacional o seu texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O papa Francisco fez uma autocrítica. A Igreja está "atrasada" e mantém "estruturas caducas". Para ele, chegou o momento de a instituição entender que precisa se modernizar e deixar de viver de tradições ou de vender esperanças para o futuro. Em seus improvisos, porém, deixou claro que é preciso mudar sem perder dogmas nem valores.

    ResponderExcluir