quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Amizade

Algumas pessoas insistem em impor sua amizade a outra por declarações públicas de lealdade e admiração, mas na prática esquecem que ser amigo é ser leal ao outro, é demonstrar em atos e gestos gratidão, é respeitar o ponto de vista e a falha do outro. Não adianta declarar amizade e respeito e na prática do dia á dia, não demonstrar nas ações.
É comum termos muitos companheiros e colegas na vida, mas AMIGO (A), estes são raros.
A amizade é construída no passar do tempo e é fruto de uma seqüência de gestos e ações que vão consolidando este sentimento.
Aliás, alguns até acham que favores conquistam amigos (as) e acabam por descobrir com o passar do tempo, que estão só e aí começam a reclamar o quanto se deram a fulano e beltrano e não são recompensados. Vejo isto acontecer, e muito, nas relações familiares, onde as pessoas acham que pelo laço de sangue, a amizade e a gratidão são obrigatórias.
É preciso agir em cada momento da vida em busca de selecionar quem realmente merece ter o título de amigo e amiga e não sair por aí bajulando e tentando comprar um sentimento que não tem preço.
Meu velho, sábio e querido pai dizia: “Na vida pública todos jogam pelos seus interesses e você não pode ficar fora do jogo. Mas amigo não joga e nem negocia. Amigo ajuda e é ajudado sem precisar pedir. Amigo é leal e te avisa das suas falhas.”
Com estes ensinamentos, procuro levar a minha vida e consuistar amigos e respeitar os colegas e companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário