segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Midia escrita, falada e virtual das religiões de Matriz Africana e Afro-Brasileira

NÃO EXISTE RESPEITO OU NÃO NOS FAZEMOS RESPEITAR?
Ao longo da história o que vimos foi de um lado uma mídia controlada pelas oligarquias e com total falta de respeito às religiões de matriz africana e afro-brasileira e de outro o mau uso por nossas referências religiosas nos poucos espaços que no foram abertos em eventos especiais  que deveriam servir para engrandecer a imagem do movimento religioso e acaba sendo utilizado para a projeção de pequenos grupos ou indivíduos.
Tivemos alguns avanços na abertura de espaços nas mídias e por isso precisamos avançar na melhor qualidade da exploração destes espaços e deixar o individuo e menos evidência e valorizar o coletivo e fortalecer a imagem da religiosidade e resgatar a importância da cultura que representamos.

PUBLICIDADE OU DESRESPEITO AOS PRINCÍPIOS?
Um absurdo os anúncios para atendimentos que são difundidos em jornais de grande circulação e as matérias pagas em jornais periódicos que nada acrescentam na positividade da religiosidade ou no aspecto cultural ou de informação.

INTERNET – ATÉ ONDE IR?
Nestes tempos de internet e redes sociais vemos um avanço na difusão de notícias e divulgação de eventos e de bons conteúdos, mais por outro lado uma exposição desnecessária e a publicação de imagens de rituais que não deveria acontecer.

ACONTECEU INTERFERÊNCIA DA MÍDIA NA RELIGIOSIDADE?
Não acredito que os meios comunicacionais e as novas tecnologias de comunicação tenham sido os principais responsáveis para a reconfiguração do campo religioso afro-brasileiro e as transformações ocorridas nas religiões de origem africana no Brasil, que tem sua base de ensino centrada na tradição oral.

COMPORTAMENTO INTERFERE NA MÍDIA?
Já que estamos focando na relação com a mídia, aproveito para trazer a nossa reflexão a questão comportamental que sempre será vista por todos e pode muito contribuir para construção de uma imagem positiva e para que os veículos de mídia tenham cada vez mais respeito ao nosso movimento religioso.



Base do texto da palestra de PAULO MENDONÇA* no “UMA VIAGEM AO UNIVERSO DO AXÉ”- 1° SEMINÁRIO DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA DA UNEGRO RJ, em 5 de agosto de 2012, no Clube Recôncavo de Sepetiba, Rio de Janeiro.

* PAULO MENDONÇA é publicitário, editor do Jornal REAL Notícias (impresso e portal), diretor da organização MÍDIA COMUNITÀRIA DA ZONA OESTE, assessor de mídia do Vereador ELTON BABÙ, coordenador executivo do evento Presente à Yemanjá em Sepetiba e gestor da empresa Oficina de Capacitação SUCESSO REAL.


Contatos: (21) 33174864 - 77437831 (NEXTEL) ID 125*62144 - 73099030 (CLARO)- 87869938 (OI) - 83489160 (TIM) - 95843032 (VIVO) – pmendoncareal@gmail.compaulomendonca@realnoticias.com.br
Facebock - Twitter