quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Um dia especial

Hoje passo aqui para registrar minha gratidão a DEUS, meus ORIXÀS em especial Xangô e Iansã, Oxum e Ogum, DIVINDADES em especial ao Cigano Nazaro, meu querido Preto Velho Pai Joaquim d’Angola, aliados da espiritualidade em especial Malandrinho de Embaé, aos mensageiros Tranca Rua, Exu Tiriri, Maria Padilha e Maria Mulambo, a querida Cigana Menina e Rainha Cigana, a minha família em especial no cosmos meu querido e saudoso pai João e a minha mãe Maria, meus filhos Paulo Ismael, Paulo Estevão, Isabelle e Angela Carolina, minha querida esposa Edna, minhas noras Aline e Luana, a querida Celeste, meus sogros Jane e Ribeiro, minhas cunhadas Genilza, Branca e Priscila, meus irmãos Vandete, Paulo Roberto, Maria Cristina, minha cunhada Nira, meus cunhados Oswaldo e José Luis, meus sobrinhos Leandro, Monique, Paulo Henrique, Alex, Rafael, Jaqueline, Carlos Edurado, Karina, Chininha, Thalles e Izabela pela energia, carinho e dedicação a minha vida e aos companheiros de luta na comunidade.
Afinal chegar aos 47 anos com a possibilidade de continuar ajudando as pessoas é motivo de alegria e realização.

Axé!

domingo, 27 de setembro de 2009

Justiça em ação foi um momento de alegria por ajudar as pessoas



Ontem, sábado, dia 26 de setembro, tive a oportunida de participar do PROJETO JUSTIÇA EM AÇÃO, no Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca, em Nova Sepetiba, onde milhares de pessoas foram atendidas com vários serviços de emissão de documentos, questões ligadas a justiça e saúde.
Foi uma emoção especial poder ver as pessoas irradiando felicidade em serem atendidas.



Salve SÃO COSME e SÃO DAMIÃO!

Hoje nossa querida UMBANDA está em festa, comemoramos o dia em homenagem as crianças (ibejis), com sua alegria, energia e amor as crianças da espiritualidade sempre estão dispostas a trabalharem para ajudar os "tiozinhos" e "tiazinhas".
A distribuição de doces, balas, bolos e refrigerantes, fazem com que a energia da aleria das crianças, ajudem a fortalecer aqueles que fazem a distribuição.
Hoje é dia de usar a alegria como fonte de magia e de fortalecimento.
Salve SÃO COSME e SÃO DAMIÃO!
Salve todos os Ibejis!

Biografia


Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Versões de suas mortes

Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada por documentos históricos. Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.
Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Milagres e cura
Santos Cosme e Damião realizando um transplante de perna, afresco de Fra Angelico.Conta-se que eram sempre confiantes em Deus, que oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres".
A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos, ajudando crianças que sofriam violências.

Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. Segundos algumas pesquisa eles eram medicos e faziam curas e não gostavam de receber dinheiro por suas consultas e nem recebiam oferendas por curarem os enfermos na epoca o rei da Siria
Sincretismos

Semelhanças com a Mitologia Grega

Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.

Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.

Relação com as religiões afro-brasileiras

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Onde está a sua fé?

Você pode ser magro e eu gordo, você baixo e eu alto, negro e eu pardo, ser evangélico, católico, budista, hinduísta e eu umbandista.
Precisamos fazer um exercício diário que se alguém ou algo é diferente para mim eu e minhas coisas também iremos parecer diferentes para quem está do outro lado.

Faço uma pergunta prá você que é intolerante religioso, pense bem e me responda: - DEUS é o poder maior? – Tudo que ele quer terá de ser feito? – Então as diversas religiões existem porque ele quer?

Jesus foi claro ao dizer: “Há muitas moradas na casa de meu PAI!”

Respeite a vontade de Deus e basta de intolerância.

Deus é amor e nada existe fora deste amor!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Oração para cortar mentalizações negativas de autoria de Jair d'Ogum

Com muita honra tive a oportunidade de gravar esta inspirada Oração para cortar mentalizações negativas de autoria de Jair d'Ogum. Acesse a Oração na voz de Paulo Mendonça no CD SÃO JORGE SEJA LOUVADO, lançado em 2002 e agora está no YouTube


Prece à Ogum de autoria de Abigail Kanabogy

Com muito orgulho recebi a Prece à Ogum de autoria de Abigail Kanabogy e gravei a Oração no CD SÃO JORGE SEJA LOUVADO, que lançei em 2002, quando completei dez anos como celebrante da Irmandade de Saõ Jorge em Santa Cruz, durante os festejos em homenagem ao Glorioso São Jorge Guerreiro, meu santo de devoção e padrinho.
A oração está publicada no YouTube


Saudação!

Ao decidir criar mais este espaço, pensei na oportunidade de estar aqui expressando a minha opinião, sem rótulo institucional, apenas a minha opinião, o meu questionamento, o meu elogio, enfim um espaço meu e realmente sem censura, mas com muito respeito à todos.

Espero merecer a sua visita, mesmo que de vez enquanto e se achar que deve a sua opinião, que me servirá de termômetro.

Obrigado por sua visita!


Veja outros artigos meus